- ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES 2022/23 -
PROCESSO ELEITORAL

 

Informa-se os alunos de que está a decorrer o processo eleitoral com o objetivo de se proceder à eleição da Associação de Estudantes 2022/23, devendo os interessados observar os prazos indicados abaixo.

A presente informação não dispensa a leitura do disposto no anexo 14 do Regulamento Interno.


Data

 

Hora

Local

12 de outubro

Constituição da comissão e da mesa eleitoral

14:30 h

Auditório grande

13 de outubro

Divulgação das informações relativas ao processo eleitoral

---

- Átrio da entrada principal da Escola
- Nas Turmas
- Páginas digitais da Escola

21 de outubro

Entrega das Listas e do respetivo projeto de intervenção

 até às 16.00 h

Serv. Administrativos

25 de outubro

Afixação das Listas

---

- Átrio da entrada principal da Escola
- páginas digitais da Escola

26, 27 e 28 de outubro

Campanha eleitoral

---

- Átrio da Escola
- Jardim de Inverno
-
Auditório grande

31 de outubro

Eleições

10.00h – 21.00 h

- Átrio da escola


 

1. Objetivos da Associação de Estudantes

a) Representar os estudantes e defender os seus interesses;
b) Promover a formação cívica, física, cultural e científica dos seus membros;
c) Estabelecer a ligação da escola e dos seus associados à realidade socioeconómica e política do país;
d) Defender e promover os valores fundamentais do ser humano;
e) Contribuir para a participação dos estudantes na discussão dos problemas educativos;
f) Cooperar com todos os organismos estudantis, nacionais ou estrangeiros, cujos princípios não contrariem os da associação de estudantes.

 2. Deveres

a) Prestar contas ao Diretor;
b) Apresentar o seu plano  de  atividades  para  integrar  o  plano  de  atividades  da Escola;
c) Colaborar na organização de atividades extracurriculares e de Desporto Escolar.

 3. Normas para a Campanha Eleitoral

a) As listas candidatas poderão fazer campanha eleitoral no período definido (26 a 28 de outubro);
b) Antes do início da campanha eleitoral, cada lista candidata deve apresentar, ao presidente da comissão eleitoral, o plano de atividades da campanha;
c) Antes do início da campanha eleitoral, o presidente da comissão eleitoral deve apresentar ao Diretor o plano integral de atividades relativo à mesma;
d) As atividades da campanha eleitoral devem decorrer apenas nos intervalos das aulas e não podem perturbar o normal funcionamento das mesmas, exceto o debate que, por autorização do Diretor, coincide com o período de aulas;
e) A comissão eleitoral determinará, juntamente com o Diretor, o espaço escolar destinado à campanha eleitoral;
f) A publicidade que, eventualmente, se integre na campanha eleitoral deve ser apenas a adequada ao contexto escolar e carece de autorização do Diretor;
g) Não é permitida a participação de elementos exteriores à escola nas atividades de campanha eleitoral.

Informação a disponibilizar brevemente.

Os alunos que pretendam requerer matrícula simultânea e/ou matrícula para melhoria de classificação, ou entregar o pedido para assistência a aulas devem proceder da seguinte forma:

1. Identificar as turmas com horário compatível com o seu (é necessário que haja compatibilidade em todas as aulas da disciplina em que o aluno pretende matricular-se);

2. Preencher o requerimento (em modelo próprio, à venda na papelaria da escola) e entregá-lo nos Serviços Administrativos, entre os dias 20 e 23 de Setembro:

• no requerimento, o aluno deve indicar todas as turmas possíveis com horário compatível, por ordem de preferência;

• caso não existam turmas com horário compatível, o requerimento deve ser entregue com a indicação da turma pretendida para que a situação possa ser analisada.

3. Aguardar a análise do pedido por elementos da Direção. Se o pedido for deferido, o aluno deve frequentar as aulas da(s) disciplina(s) em que se inscreveu a partir do dia útil seguinte ao da comunicação do deferimento.

NOTAS IMPORTANTES:

· Não é possível requerer matrícula simultânea em mais do que uma turma.

· Os alunos só podem melhorar a classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior, através da realização de provas de equivalência à frequência, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando existe essa oferta, conforme o disposto no art.º 18 do Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março.

· A atribuição de vagas depende do número limite de alunos por turma/disciplina e da capacidade das salas.

· Não serão aceites pedidos após os prazos estabelecidos.

RECEÇÃO AOS ALUNOS – 2022/23

- 10.º ano de escolaridade -

Os alunos do 10.º ano dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais devem aceder ao recinto escolar pelo portão lateral, dirigindo-se em seguida para a porta exterior do Auditório grande.

 

- 11.º e 12.º anos de escolaridade -

Os alunos dos 11.º e 12.º anos dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais devem dirigir-se às salas indicadas abaixo, onde serão recebidos pelo respetivo Diretor de Turma.

 

Informa-se que os horários das turmas se encontram afixados e podem ser consultados em: https://escola.esjs-mafra.net/index.php/mn-alunos/horarios.

 
INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS
As atividade terão início no dia 16 de setembro (sexta-feira), no qual decorrerá a receção aos alunos do 10º ano, bem como as apresentações de todas as turmas com os respetivos diretores de turma, de acordo com a seguinte calendarização:
 
» 10.º ano dos Cursos científico-humanísticos e dos Cursos Profissionais - manhã
» 11.º e 12.º anos dos Cursos Profissionais - manhã
» 11.º e 12.º anos dos Cursos científico-humanísticos - tarde
 
O horário específico da receção/apresentação de cada turma será divulgado oportunamente.
 
A partir do dia 19 de setembro de 2022 (segunda-feira), as atividades decorrerão de acordo com o horário de cada turma.
 
HORÁRIOS
Os horários das turmas encontram-se afixados na escola e serão publicados online no decorrer desta semana.
 
REFEITÓRIO
O serviço de refeições escolares terá início no dia 19 de setembro.
Informa-se a comunidade escolar que se procedeu à reformulação das turmas do 12.º ano de escolaridade, com alteração da oferta das disciplinas opcionais. Encontram-se afixadas, na Escola Secundária José Saramago, as listagens provisórias das turmas do 12.º ano.
Os pedidos de mudança de turma e/ou reformulação do currículo devem ser formalizados nos Serviços Administrativos.

 

Pedido de consulta de prova

Informa-se que o pedido de consulta de prova se realiza entre os dias 05 e 08 de agosto, das 8h00 às 18h00.

O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável, deve ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido ao Diretor da escola.

Os pedidos têm de ser levantados no dia útil seguinte, no secretariado, das 14h às 16h, passando primeiro na Papelaria para fazer o pagamento da cópia.

  Modelo 09 - Requerimento para Consulta da Prova

 

Pedido de reapreciação de prova

Informa-se que o pedido de reapreciação de prova deve ser formalizado nos dois dias úteis após o levantamento da mesma (reforça-se que a prova tem de ser levantada no dia útil a seguir ao envio do pedido de consulta). 

O requerimento para reapreciação da prova (Modelo11/JNE) em formato PDF editável, deve ser descarregado, preenchido e entregue nos Serviços Administrativos pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior. Este requerimento tem de ser acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.

Os pedidos de reapreciação de prova têm de ser validados mediante assinatura dos modelos apresentados e respetivo pagamento.

   Modelo 11 - Requerimento para Reapreciação de Prova

  Modelo 11-A - Alegação Justificativa de Reapreciação de Prova

Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e/ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o encarregado de educação ou o próprio aluno, quando maior, deve entregar, nos Serviços Administrativos, o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.

   Modelo 10 - Requerimento para Retificação das Cotações

 As informações anteriores não dispensam a leitura da legislação e regulamentação em vigor.

Informa-se que foi emitida a Comunicação n.º 4/JNE/2022, que estabelece os procedimentos para a Época Especial 2022.

Assim, 

1. os alunos que não realizaram os exames finais nacionais na 1.ª fase por se encontrarem em confinamento obrigatório pelo facto de estarem infetados pela doença COVID-19 ou por ter sido determinada por Autoridade Nacional ou Regional de Saúde a vigilância ativa sobre as suas situações ou, ainda, por terem sido afetados por graves motivos de saúde, designadamente intervenções cirúrgicas, já devidamente autorizados para irem à 2.ª fase, terão de entregar na sua escola, até dia 1 de agosto de 2022, o requerimento a solicitar a realização de provas e exames na época especial, com a especificação das respetivas disciplinas.

2. Os alunos que não realizaram os exames finais nacionais na 2.ª fase por se encontrarem em confinamento obrigatório pelo facto de estarem infetados pela doença COVID-19 ou por ter sido determinada por Autoridade Nacional ou Regional de Saúde a vigilância ativa sobre as suas situações ou, ainda, por terem sido afetados por graves motivos de saúde, designadamente intervenções cirúrgicas, terão de entregar, na sua escola, até dia 1 de agosto de 2022, o documento previsto no n.º 2 do artigo 1.º da Deliberação n.º 752/2022, de 28 de junho, bem como o requerimento a solicitar a realização de provas e exames na época especial, com a especificação das respetivas disciplinas.

 Esta informação não dispensa a leitura integral da Comunicação n.º 4/JNE/2022 e demais legislação e regulamentação em vigor.

   Comunicação n.º 4/JNE/2022 - Procedimentos para a Época Especial

   Requerimento - Realização de exames finais nacionais do ensino secundário em ÉPOCA ESPECIAL 2022 

   Calendário da Época Especial 2022