Informam-se todos os candidatos ao Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos que foram contactados via e-mail, no passado dia 9 de julho, com as indicações de todos os procedimentos a realizar por parte dos mesmos.

Caso não tenham recebido qualquer informação, devem verificar a sua caixa de spam ou podem contactar a Escola através do endereço eletrónico: analourenco[arroba]esjs-mafra.net.

Relembram-se todos os candidatos que é obrigatório a realização da prova de raciocínio lógico para poderem ser admitidos.

 

Convida-se a comunidade escolar a assistir às Provas de Aptidão Profissional dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto, que irão decorrer no dia 10 de julho, a partir das 9h30, no auditório pequeno da nossa escola.

 

Divulga-se o mapa completo dos exames nacionais, provas de equivalência à frequência e exames a nível de escola, referentes à 2ª fase e respetivas informações-prova das provas de equivalência à frequência e a nível de escola.

Pode consultar aqui o Mapa de Exames.

 

Convida-se toda a comunidade escolar a assistir às Provas de Aptidão Profissional dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, que irão decorrer no Auditório Grande da nossa escola, nos dias 3 e 4 de julho, de manhã, com início às 9 horas.

Dia 3

- "GT Racing Game". Trata-se de um típico jogo de corridas de carros, onde o jogador pode escolher entre três cores de carros (preto, vermelho e verde), duas pistas (Floresta e Asfalto Noturno) e três modos de jogo (o modo Corrida, o modo Pontos e o modo Ataque Tempo), desenvolvido em Unity. Foi modelado um carro em Blender para inserir no jogo.

- "Robot Wars". Trata-se um jogo multiplayer do tipo o deathmatch, ou seja, um jogo online que tem como objetivo matar os outros jogadores que se encontram na sala, voltando a nascer poucos segundos depois. O jogo foi desenvolvido em Unity.

- "Bluetooth Door Lock". Criação de um sistema de segurança controlado por uma aplicação móvel que permite acionar vários sistemas por bluetooth, nomeadamente a abertura de uma porta. Projeto em Arduíno.

Dia 4

- "Impress 2D". Construção de uma impressora 2D, reutilizando materiais. Projeto em Arduíno.

- "R4 - Robô Controlado por App Android". O robô é controlado por bluetooth, através de uma aplicação móvel. A aplicação permite fazer o controlo por voz. Projeto em Arduíno.

- "Kit - Medição da Qualidade do Ar". O projeto tem vários sensores que vão captar: Temperatura, Humidade, Partículas do Ar e Gases como Metano e Butano. Projeto em Arduíno.

 

Informam-se todos os candidatos a este curso que foram contactados via e-mail, no passado dia 1 de julho, com as indicações de todos os procedimentos a realizar por parte dos mesmos.

Caso não tenham recebido qualquer informação, devem verificar a sua caixa de spam ou podem contactar a Escola através do endereço eletrónico: profissionaldesporto[arroba]esjs-mafra.net.

Relembram-se todos os candidatos dos requisitos de admissão:

  • atestado de robustez física, onde esteja explícito que o candidato tem condições para a prática intensa e continuada de várias modalidades desportivas;
  • entrevista individual.

 

No ano letivo 2019/2020 é garantido a todos os alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário o acesso gratuito a manuais escolares. Cada aluno tem direito a um único exemplar dos manuais adotados, por disciplina e por ano letivo, sempre que possível a partir da reutilização de manuais escolares recolhidos no ano letivo anterior na escola.

Assim, os encarregados de educação ou os alunos quando maiores, dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais, que pretendam beneficiar da disponibilização gratuita dos manuais escolares deverão realizar o respetivo registo na plataforma MEGA, em www.manuaisescolares.pt.

A plataforma MEGA operacionaliza a distribuição dos manuais escolares gratuitos através da emissão de vales. Cada vale inclui um código único, podendo este ser usado uma única vez. Cada vale terá indicado o manual correspondente - com indicação para levantamento na livraria caso se trate de um manual novo, ou na escola se estivermos a considerar um reutilizado. Os manuais reutilizados são distribuídos de forma aleatória pela plataforma MEGA, não sendo da responsabilidade da escola a sua atribuição.

No final do ano letivo os manuais escolares disponibilizados gratuitamente através da plataforma MEGA deverão ser todos devolvidos numa lógica de promoção da reutilização dos mesmos. Neste sentido, os livros devem ser entregues em bom estado. Considera-se bom estado aquele que decorra da normal utilização do manual escolar. No caso de não devolução dos manuais escolares em bom estado por parte do aluno, a penalidade prevista pode consistir na devolução ao estabelecimento de ensino do valor integral do manual, ou caso o valor do manual não seja restituído, o aluno ficará impedido de receber o número de manuais gratuitos no ano seguinte, igual ao número de manuais não devolvidos ou não devolvidos em bom estado.

Para mais informações poderá sempre consultar o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares, aprovado pelo Despacho n.º 921/2019, de 24 de janeiro.

Os encarregados de educação que pretendam comprar os manuais escolares podem optar por não levantar os respetivos vales e manuais. Quando o aluno altera o percurso escolar e já resgatou os manuais escolares, não pode voltar a resgatar novos manuais escolares para o novo curso, nesse ano letivo.

 

Informam-se todos os encarregados de educação e alunos que irão frequentar o 11.º e 12.º anos, por forma a poderem ter acesso a manuais escolares gratuitos, devem seguir os seguintes passos:

  1. Registar-se em www.manuaisescolares.pt;
  2. Descarregar, na plataforma, os vouchers dos manuais do(s) seu(s) educando(s), a partir de 19 de julho.
  3. Dirigir-se a uma das papelarias aderentes para levantar os novos manuais ou dirigir-se à Escola para levantar os manuais reutilizados.

 

Convida-se toda a comunidade escolar a assistir às Provas de Aptidão Profissional dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde, que irão decorrer no Auditório Grande da nossa escola, nos dias 2 e 5 de julho, de manhã, com início às 9 horas e 15 minutos.

Dia 2

  • Importância das relações intergeracionais
  • Influência da dança no bem-estar Físico e mental do idoso
  • A importância da comunicação entre clientes com limitações/barreiras de comunicação e profissionais de saúde no Serviço de Urgência
  • Relações interpessoais no trabalho
  • Importância da postura corporal dos profissionais de saúde na prevenção de lesões

Dia 5

  • O papel do TAS no serviço de imagiologia
  • Suporte Básico de Vida
  • Ergonomia correta em ambiente hospitalar
  • Burnout em contexto hospitalar

 

Convida-se toda a comunidade escolar a assistir às Provas de Aptidão Profissional dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão, que irão decorrer no Auditório Pequeno, nos dias 8 e 9 de julho, de manhã, com início às 9 horas.

Dia 8

  • Criação da empresa ”Ericeira Relax House, sociedade unipessoal por quotas”
  • Criação do restaurante ”Brunch Real”
  • Criação da empresa ”Safe in the Box, sociedade unipessoal por quotas”
  • Criação da empresa ”Be Honey, Lda"

Dia 9

  • Criação de um Parque Pedagógico, Aquático e Cultural "The New Old"
  • Criação da empresa ”Wantmoreone, Lda"
  • Criação da empresa ”Pats Design, Unipessoal por quotas”
  • Criação da empresa ”Relax &Rest, Unipessoal por quotas”