De acordo com o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, os alunos devem estar representados no Conselho Geral – Órgão responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da Escola.


No Conselho Geral têm assento dois representantes dos alunos, com um mandato de dois anos. O mandato dos atuais representantes dos alunos terminou no final do ano letivo transato, pelo que é necessário proceder à eleição para o biénio 2020-2022. Assim, os alunos deverão candidatar-se, constituindo listas.

Consulta todas as informações em normas e calendarização.

 

  

O aluno que pretenda assistir a aulas de disciplinas em que não está matriculado deverá proceder da seguinte forma:

1. Preencher o requerimento, em modelo próprio, à venda na papelaria da escola, e entregá-lo nos serviços administrativos de 8 a 9  de outubro.

2. O pedido será analisado por um elemento da Direção. Se for deferido, o aluno deve passar a frequentar as aulas dessa(s) disciplina(s) a partir do dia seguinte e deve regularizar a situação, nos serviços administrativos, no prazo de uma semana. Caso não o faça nesse período, deixará de poder assistir a essas aulas.

 

MUITO IMPORTANTE:
   » A atribuição de vagas depende do número limite de alunos por turma/disciplina e da capacidade das salas.
   » Não serão aceites pedidos após os prazos estabelecidos.

 

O aluno repetente que pretenda matricular-se para fazer melhoria de classificação de disciplinas em que progrediu ou em disciplinas já concluídas deverá proceder da seguinte forma:

1. Preencher o requerimento, em modelo próprio, à venda na papelaria da escola, e entregá-lo nos serviços administrativos de 5 a 8 de outubro.

2. O pedido será analisado por um elemento da Direção. Se for deferido, o aluno deve passar a frequentar as aulas dessa(s) disciplina(s) a partir do dia seguinte e deve regularizar a situação, nos serviços administrativos, no prazo de uma semana. Caso não o faça nesse período, a matrícula ficará sem efeito.

 

MUITO IMPORTANTE: 
      » Os alunos que concluíram o ensino secundário no ano letivo de 2019/20 só poderão fazer melhorias através de provas de equivalência à frequência ou de exames nacionais, como alunos autopropostos. 
   » A atribuição de vagas depende do número limite de alunos por turma/disciplina e da capacidade das salas. 
   » Não serão aceites pedidos após os prazos estabelecidos.

  

O aluno que pretenda matricular-se em disciplinas em atraso (matrículas simultâneas) deverá proceder da seguinte forma:

1. Procurar as turmas com horário compatível com o seu (é necessário haver compatibilidade para todas as aulas da disciplina em que pretende fazer a matrícula);

2. Preencher o requerimento, em modelo próprio, à venda na papelaria da escola, e entregá-lo na Direção de 29 de setembro a 2 de outubro, nos seguintes horários:
          - 29 de setembro, terça-feira: das 15:00 às 17:15 horas;
          - 30 de setembro, quarta-feira: das 11:00 às 12:30 horas e das 15:00 às 17:15 horas;
          - 01 de outubro, quinta-feira: das 11:00 às 12:30 horas e das 15:00 às 17:15 horas;
          - 2 de outubro, sexta-feira: das 10:30 às 12:30

3. Havendo mais do que uma turma com horário compatível, devem ser indicadas todas as turmas possíveis, por ordem de preferência;

4. Caso não existam turmas com horário compatível, deve entregar o requerimento com essa indicação para que a situação possa ser analisada;

5. No momento de apresentação do pedido, este será analisado por um elemento da Direção. Se for deferido, o aluno deve passar a frequentar as aulas da(s) disciplina(s) com matrícula simultânea a partir do dia seguinte e deve regularizar a situação, nos serviços administrativos, no prazo de uma semana. Caso não o faça nesse período, a matrícula simultânea ficará sem efeito.

 

 MUITO IMPORTANTE: 
   » Não é possível fazer matrícula simultânea em mais do que uma. 
   » A atribuição de vagas depende do número limite de alunos por turma/disciplina e da capacidade das salas. 
   » Não serão aceites pedidos após os prazos estabelecidos.

 

 

Bolsas Sociais Epis

 

 (Candidaturas em: https://forms.gle/KV9JS434DqaJB7qYA)

No âmbito do plano de ação lançado para 2010-2012, a EPIS desenvolveu, em 2011, um programa de bolsas de estudo para alunos carenciados. As Bolsas Sociais EPIS – Escolas de Futuro foram desenhadas com 2 objetivos, permitindo compatibilizar o espírito dos 2 programas principais da EPIS no terreno: (1) prestar apoio a alunos carenciados ao longo do seu percurso no ensino secundário e universitário e (2) sinalizar boas práticas na promoção da inclusão social.

A partir de 2018 foi adionado mais 1 objetivo a este programa: (1) apoio à orientação e inserção de jovens com necessidades especiais a partir dos 15 anos.

No âmbito do programa das Bolsas Sociais EPIS, desde 2011, já foram contempladas 73 escolas e instituições pelas suas boas práticas de inclusão social e atribuidas 341 Bolsas Sociais, com o apoio de 90 Associados e Parceiros da EPIS, num investimento global de mais de 474 m€.

 

 

 FAQ Coronavírus / COVID-19

A direção da ESJS-Mafra informa a comunidade que:

obrigatório o uso de máscara por alunos e professores em todos os momentos durante a permanência na escola.

>Estão definidos circuitos de circulação que têm de ser respeitados.

>Os alunos devem estar na escola apenas para terem aulas.

  • - Se aos primeiros tempos não houver aulas por falta de colocação de docente, os alunos não deverão apresentar-se na escola a essa hora.
  • - Se nos últimos tempos do dia não houver aulas por falta de colocação de docente, os alunos não devem ficar na escola.
  • - Quando em aulas intercaladas os alunos não tiverem aula, por falta de professor, mantêm-se na sala onde deveriam ocorrer as atividades letivas.
  • - Se faltar o docente de Educação Física, os alunos mantêm-se no interior da escola (biblioteca – até 20 alunos; jardim de inverno ou exterior – se o tempo o permitir – salvaguardando sempre as normas de espaçamento físico e utilização de máscara).

>Em sala de aula, os alunos mantêm sempre o mesmo lugar, não se podendo movimentar livremente e só podendo sair da sala com autorização do professor e por motivo de força maior.

>Os alunos que pretendam adquirir a refeição no refeitório, devem fazer marcação prévia da refeição no SIGE.

>Se tiverem aulas em dois turnos (manhã e tarde) devem manter-se na escola.

 

Devem ser respeitadas todas as indicações prestadas oralmente ou por escrito pela direção, pelos professores ou assistentes operacionais que condicionam as movimentações dos alunos no interior da escola.

Sob pena de colocar em risco a restante comunidade escolar, recomenda-se que não devem vir à escola os alunos com algum dos seguintes sintomas:

  • - Temperatura axilar ;
  • - Tosse seca persistente e cansaço;
  • - Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • - Arrepios;
  • - Dores musculares;
  • - Dores de cabeça;
  • - Garganta inflamada;
  • - Perda de paladar ou olfato;
  • - Congestão nasal;
  • - Diarreia

 

O desrespeito pelas normas de segurança dará azo a sanção disciplinar imediata.

 

Mafra, 18 de setembro de 2020

A Diretora da ESJS-Mafra

Maria Adriana Baptista

 

Informam-se os alunos dos cursos profissionais que estão abertas até ao dia 25 de setembro de 2020, as inscrições para a realização das provas de progressão modular na época de outubro de 2020.

Esta época destina-se a alunos que tenham concluído o respetivo ciclo de formação (3 anos) ou a alunos que possam, por via da capitalização em avaliação, ficar em condições de realizar a FCT.

As inscrições são feitas nos Serviços Administrativos, no respetivo horário de funcionamento, mediante agendamento ou verificação prévia da disponibilidade dos mesmos.

  • A inscrição nas provas está sujeita ao pagamento de uma caução de 5€ por prova, a ser devolvida em caso de aprovação. Os alunos com os Escalões A e B estão isentos do pagamento da caução.

As provas terão início a partir do dia 01 de outubro, em calendário a divulgar oportunamente.

Cada aluno só pode inscrever-se a um máximo de 4 provas. No entanto, os alunos podem realizar provas para as quais não se inscreveram inicialmente, desde que tenham compatibilidade em termos de calendário para fazer a prova. Nestes casos, terão de se dirigir aos Serviços Administrativos para formalizar a inscrição nos módulos extra, até 2 dias úteis antes do início da época de exames.

No caso de provas feitas através de trabalhos, a discussão dos mesmos será feita no dia agendado para a prova.

Nenhum aluno pode realizar duas provas no mesmo tempo, com exceção das provas práticas de educação física.

 

Informa-se que o pedido de consulta de prova se realiza entre os dias 16 e 17 de setembro, das 9H00 às 16H30.

O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável (Modelos editáveis.), deve ser descarregado, preenchido e enviado para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e deve ser dirigido à diretora da escola.

Os pedidos devem ser levantados presencialmente no dia útil a seguir ao do pedido, no secretariado de exames, das 14H00 às 17H00.