O JRA é um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.

Os jovens investigam (através de entrevistas, inquéritos, etc…) e interpretam questões ambientais / de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Desenvolvem ainda competências nas áreas da cidadania, iniciativa individual e trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança.

Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação.

As escolas e jovens da rede JRA têm ainda a oportunidade de participar em diversos desafios, concursos e atividades (como missões com a duração de vários dias), bem como oportunidade para intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos mais de 35 países da rede Young Reporters for the Environment (YRE.GLOBAL).

 

Este projeto tem como objetivos principais fomentar uma cultura de respeito pela vida, saúde e bem-estar animal e promover ações de divulgação e de voluntariado nestas áreas, junto dos alunos e da comunidade escolar.

 

Este projeto pretende promover atitudes solidárias e de cidadania ativa e participada na comunidade escolar, na procura do bem comum. Realiza atividades na comunidade escolar, tendo em vista a angariação de fundos para a implementação de ações de solidariedade e ajuda aos mais carenciados.

 

O Projeto PES tem como objeto formal da sua atuação a reflexão, intervenção e monitorização de estratégias promotoras de hábitos saudáveis junto da população escolar.

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), distinguiu a Escola com o Selo Escola Saudável.

 

O Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.

Informações da Direção-Geral de Educação sobre o Plano Nacional das Artes podem ser consultadas AQUI.

Neste contexto, a Escola elabora, anualmente, o seu Plano Cultural.

 

O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

A implementação deste projeto na escola visa educar para a cidadania, estimulando nos alunos o gosto pela participação cívica e política.

Informações da Direção-Geral de Educação sobre o Parlamento dos Jovens podem ser consultadas AQUI.

Há já a alguns anos a esta parte, que a nossa Escola foi criando o hábito de participar em vários Programas integrados ou não, no Projeto do Parlamento dos Jovens no sentido de:

- Familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias;
- Consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa;Oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu;
- Desenvolver capacidades e espírito de cidadania ativa.

Dentro desta perspetiva, a Escola tem participado no Concurso “Euroscola - Portugal Europeu”, uma iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu, com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, integrada nas atividades do Espaço Europa. No “Euroscola - Portugal Europeu 2019”, na qualidade de Escola vencedora, fomos contemplados com uma viagem, em abril de 2019, ao Parlamento Europeu em Estrasburgo. A Equipa da Escola Secundária José Saramago - Mafra contou com 20 Jovens de várias turmas e anos de escolaridade e duas professoras.

A experiência desses Jovens Mafrenses, na Sessão Parlamentar de Jovens Europeus em Estrasburgo - França, encontra-se AQUI

Em 2020, devido à Pandemia, enquanto as atividades do Parlamento dos Jovens estenderam para 2021, o Concurso Euroscola realizou-se, em plataforma digital, tanto no ano letivo transato quanto no presente, tendo a nossa Escola obtido um honroso 2º lugar em ambos os anos! O Concurso “Euroscola- Portugal Europeu 2020" não se realizou.

No início do próximo ano letivo, todos os Jovens interessados em ser um Cidadão Ativo deverão estar atentos às novas informações do Parlamento dos Jovens bem como ao prazo para a constituição das novas listas com 10 elementos efetivos e outros tantos suplentes, podendo os alunos ser de diferentes turmas e anos de escolaridade.

Mais informações em https://jovens.parlamento.pt/

 

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal pela ABAE.

A adesão a este programa pretende sensibilizar e promover a participação dos alunos e da comunidade escolar em ações no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Informações da Direção-Geral de Educação sobre o projeto Eco-Escolas podem ser consultadas AQUI.

 

O Desporto Escolar tem como objetivos promover hábitos de vida saudável, fomentar a prática desportiva, garantir a igualdade de oportunidades e facilitar a inclusão. Constitui uma componente importante da formação dos alunos, pela formação cívica, pela motivação e pelo convívio, que fortalecem a noção de pertença à escola. Além disso, promove a participação em quadros competitivos desportivos, bem como a realização de encontros dos alunos com outras realidades escolares e não-escolares.

Os núcleos existentes são:

- Voleibol;
- Futsal;
- Surf;
- Badminton;
- Natação;
- Boccia.

Informações da Direção-Geral de Educação sobre o Desporto Escolar podem ser consultadas AQUI.

 

Em parceria com o Goethe Institut de Portugal, este projeto visa desenvolver o interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e da cultura alemãs e disseminar boas práticas na área do alemão como língua estrangeira. No seu âmbito, realizam-se atividades de preparação para o exame Fit in Deutsch 1 e Fit in Deutsch 2, promovendo-se a certificação de competências em língua alemã.