No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projeto de Educação para a Saúde, vai realizar-se um passeio pedestre na zona de Cheleiros - Penedo do Lexim - Aldeia da Mata Pequena, no próximo dia 21 de março (sábado), Dia Mundial da floresta.

Visa promover a prática de exercício físico, proporcionar o contacto com a biodiversidade da região, observar bonitas paisagens e contactar com espécies da flora autóctone, particularmente com orquídeas silvestres.

Esta atividade destina-se a toda a comunidade educativa, mas não é aconselhável a participação de crianças muito pequenas nem de pessoas com dificuldades de locomoção.

A caminhada tem início às 9:00h e é necessário levar roupa adequada às condições meteorológicas e calçado apropriado para caminhos que podem ter lama. Também é necessário levar água e lanche.

As inscrições devem ser feitas até 19 de março, com indicação do número de participantes. Os alunos devem entregar a autorização dos encarregados de educação até à mesma data.

Anexa-se o guião com informações sobre aspetos que serão abordados no passeio.

 

No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projeto de Educação para a Saúde, vai realizar-se um passeio pedestre na Serra do Funchal (Alcainça), no próximo dia 25 de janeiro (sábado).

Visa promover a prática de exercício físico e proporcionar o contacto com a biodiversidade da região, particularmente com espécies da nossa flora autóctone. Será também uma boa oportunidade para observar belas paisagens e aspetos do património geológico da região.

Esta atividade destina-se a toda a comunidade educativa. No entanto, dado o declive considerável de alguns troços do percurso e a extensão do mesmo (cerca de 9 km), não é aconselhável a participação de crianças pequenas, nem de pessoas com dificuldades de locomoção.

O local de partida e de chegada será a Igreja de S. Miguel de Alcainça.

A caminhada tem início às 9:00h e é necessário levar roupa adequada às condições meteorológicas e calçado apropriado para caminhos que podem ter lama. Também é necessário levar água e lanche.

As inscrições devem ser feitas até 23 de janeiro, com indicação do número de participantes. Os alunos devem entregar a autorização dos encarregados de educação até à mesma data.

Aqui pode encontrar o guião com informações sobre aspetos que serão abordados no passeio e um ficheiro kmz (abre no Google Earth) com a indicação do percurso.

Paulo Passos
Coordenador do Programa Eco-Escolas

No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Projeto Mafra e as Linhas de Torres, vai realizar-se um passeio pedestre na Serra do Socorro (extremo nordeste do concelho de Mafra), no próximo dia 30 de março (sábado).

Visa proporcionar o contacto com alguns aspetos do património natural do concelho, dar a conhecer a importância da Serra do Socorro no contexto das Linhas de Torres e promover a prática de atividade física. Será uma boa oportunidade para observar espécies da flora autóctone e belas paisagens, através de um agradável passeio, numa manhã primaveril.

Percurso com cerca de 6 km e dificuldade moderada, pelo que, dado o declive considerável de alguns troços do percurso, não é aconselhável a participação de crianças pequenas, nem de pessoas com dificuldades de locomoção.

Recomenda-se calçado de caminhada, roupa confortável, bastão de caminhada (quem tiver), lanche, água e protetor solar.

Ponto de encontro: Aldeia de São Sebastião (Enxara do Bispo - 39º00’22.84’’N; 9º13’46.55ºO)

Partida: 9h15

Mais informações e ficha de inscrição.