Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, informa-se que:

1. Se disponibiliza AQUI o boletim de inscrição (modelo EMEC), em formato editável;

2. Os alunos, ou os seus encarregados de educação, descarregam, preenchem e enviam o referido boletim, devidamente preenchido, para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

3. No caso de o aluno já dispor do boletim EMEC, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 2., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

4. Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

5. A escola confirmará aos alunos, ou aos seus encarregados de educação, a receção dos correios eletrónicos enviados por estes (cf. ponto 2, 3 e 4); 

6. A escola procede à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno e, em caso de eventuais desconformidades, contacta o encarregado de educação para as necessárias correções;

7. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril

 Documentos auxiliares:

1. Boletim de inscrição nos exames do ensino secundário;

2. Instruções de preenchimento e listagem de códigos;

3. Tabela de Cursos – Ensino secundário;

4. Guia Geral de exames 2020.

 

Divulga-se e informa-se que o Despacho Normativo n.º 3-A/2020, de 5 de março, altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.

 

Informa-se que foi publicada a Deliberação n.º 262/2020, de que fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2020-2021.

 

Informa-se da não utilização de dicionários nos exames nacionais de Línguas Estrangeiras, conforme Informação Complementar do IAVE.

Divulga-se a Circular S-DGE/2020/222 sobre a utilização de calculadoras nos exames nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2019-2020.

 

Divulga-se o mapa de exames do ensino recorrente por módulos capitalizáveis (não presencial) para a época de janeiro de 2020.

A divulgação deste mapa não dispensa a consulta do mesmo na escola.

 

Informa-se que as provas de progressão modular dos cursos profissionais se realizam entre nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, pelas 17 horas.

Cada aluno só pode realizar um máximo de 4 provas. No entanto, é permitida a admissão à prova os alunos que, não estando inscritos, tenham compatibilidade em termos de calendário para fazer a prova. Pelo que, terão de se dirigir à Secretaria para formalizar a inscrição nos módulos extra, até 2 dias úteis anteriores ao início da época de exames.

No caso de provas feitas através de trabalhos, a discussão dos mesmos será feita no dia agendado para a prova.

Nenhum aluno pode realizar duas provas no mesmo tempo, com exceção das provas práticas de educação física.

Calendário 9 de outubro

Calendário 16 de outubro

Calendário 23 de outubro

Calendário 30 de outubro

 

Informam-se os alunos dos cursos profissionais que estão abertas até ao dia 27 de setembro de 2019, as matrículas para a realização das provas de progressão modular. As provas terão início a partir do dia 03 de outubro, em calendário a divulgar oportunamente.

Cada aluno só pode inscrever-se a um máximo de 4 provas. No entanto, é permitida a admissão à prova os alunos que, não estando inscritos, tenham compatibilidade em termos de calendário para fazer a prova. Pelo que, terão de se dirigir à Secretaria para formalizar a inscrição nos módulos extra, até 2 dias úteis anteriores ao início da época de exames.

No caso de provas feitas através de trabalhos, a discussão dos mesmos será feita no dia agendado para a prova.

Nenhum aluno pode realizar duas provas no mesmo tempo, com exceção das provas práticas de educação física.

Informa-se sobre procedimentos e horários.

PROCEDIMENTOS

  • Afixação das pautas - 5 de agosto (de tarde)
  • Pedidos de consulta de prova
    • Pedidos entregues na Secretaria no dia 5 de agosto - podem levantar as cópias no Secretariado de Exames no dia 6 de agosto.
    • Pedidos entregues na Secretaria no dia 6 de agosto - podem levantar as cópias no Secretariado de Exames no dia 7 de agosto.
  • Pedidos de reapreciação de prova
    • Cópias das provas levantadas no dia 6 de agosto - entregam o pedido de reapreciação na Secretaria até 8 de agosto.
    • Cópias das provas levantadas no dia 7 de agosto - entregam o pedido de reapreciação na Secretaria até 9 de agosto.
  • Matrículas dos alunos cuja situação escolar estava dependente dos resultados dos exames de 2.ª fase
    • Na Secretaria nos dias 7, 8 e 9 de agosto.

HORÁRIOS

Secretaria

5 de agosto: Aberta a partir das 14 horas

6 a 9 de agosto: 9h00-13h00 e 14h00-16h30 

Secretariado de exames

6 e 7 de agosto: 10h00-12h00 e 14h00-16h00

 

Informa-se que as pautas de exame da 2.ª fase serão afixadas no dia 5 de agosto, na parte da tarde.

Para requerer a reapreciação da prova, depois da afixação dos resultados dos exames nacionais, o aluno tem dois dias úteis para pedir a consulta das provas. Depois de receber a cópia dos exames, tem dois dias úteis para submeter a reapreciação. Este pedido é feito nos serviços administrativos e tem um custo de 25€ (devolvidos caso a classificação seja superior).

Os resultados da reapreciação de 2.ª fase são divulgados a 26 de agosto.

Depois de afixados os resultados, deverá ser pedida uma nova Ficha ENES. Existe um prazo especial de dois dias úteis desde a afixação dos resultados da reapreciação para realizar ou alterar a candidatura ao ensino superior na mesma fase, tendo em conta as notas atualizadas.

Para mais informações consultar o Guia Geral de Exames 2019.

No dia 5 de agosto, os Serviços Administrativos estarão abertos apenas no período da tarde, a partir das 14 horas.