O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
A implementação deste projeto na escola visa educar para a cidadania, estimulando nos alunos o gosto pela participação cívica e política.
Informações da Direção-Geral de Educação sobre o Parlamento dos Jovens podem ser consultadas AQUI.
Há já a alguns anos a esta parte, que a nossa Escola foi criando o hábito de participar em vários Programas integrados ou não, no Projeto do Parlamento dos Jovens no sentido de:
- Familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias;
- Consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa;Oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu;
- Desenvolver capacidades e espírito de cidadania ativa.
Dentro desta perspetiva, a Escola tem participado no Concurso “Euroscola - Portugal Europeu”, uma iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu, com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, integrada nas atividades do Espaço Europa. No “Euroscola - Portugal Europeu 2019”, na qualidade de Escola vencedora, fomos contemplados com uma viagem, em abril de 2019, ao Parlamento Europeu em Estrasburgo. A Equipa da Escola Secundária José Saramago - Mafra contou com 20 Jovens de várias turmas e anos de escolaridade e duas professoras.
A experiência desses Jovens Mafrenses, na Sessão Parlamentar de Jovens Europeus em Estrasburgo - França, encontra-se AQUI.
Em 2020, devido à Pandemia, enquanto as atividades do Parlamento dos Jovens estenderam para 2021, o Concurso Euroscola realizou-se, em plataforma digital, tanto no ano letivo transato quanto no presente, tendo a nossa Escola obtido um honroso 2º lugar em ambos os anos! O Concurso “Euroscola- Portugal Europeu 2020" não se realizou.
No início do próximo ano letivo, todos os Jovens interessados em ser um Cidadão Ativo deverão estar atentos às novas informações do Parlamento dos Jovens bem como ao prazo para a constituição das novas listas com 10 elementos efetivos e outros tantos suplentes, podendo os alunos ser de diferentes turmas e anos de escolaridade.
Mais informações em https://jovens.parlamento.pt/