HomeAlunosDiversos

Informação - Matrículas 2018-2019

Informa-se toda a comunidade escolar que a renovação de matrícula para os alunos que estão a frequentar a escola realiza-se no período compreendido entre 21 de maio e 1 de junho de 2018, com o respetivo(a) Diretor(a) de Turma.

Os impressos encontram-se à venda na papelaria da escola.

Documentos de consulta:

 

Divulgação - Campanha Mergulho Seguro 2018

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Estado da Educação, associa-se, pelo segundo ano consecutivo, à campanha Mergulho Seguro, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, com o apoio do Ministério da Saúde, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, Associação Salvador, Federação Portuguesa de Surf, Instituto Nacional de Emergência Médica e Turismo de Portugal.

O objetivo desta campanha é sensibilizar para práticas responsáveis no momento de mergulhar, uma vez que está provado que 96% dos acidentes provocados por mergulhos mal calculados resultam em lesões da coluna cervical, sendo que 15% desses acidentes originam tetraplegias. Estes acidentes ocorrem maioritariamente entre maio e setembro e em ocasiões de lazer, especialmente em piscinas.

Campanha Mergulho Seguro (imagem)

 

Divulgação - Cheque dentista

Divulgamos informação referente aos Cheques Dentistas dos jovens nascidos nos anos 2000 e 2002 (16 e 18 anos).

Deverão os mesmos solicitar o respetivo Cheque dentista, nos balcões administrativos dos Centros de Saúde onde se encontram inscritos, com data limite até agosto de 2018.

Relembra-se, que o Cheque Dentista é um documento que dá acesso gratuito, a um conjunto de cuidados de Saúde Oral (diagnóstico, re/aplicação de selantes e tratamento de cáries) e pode ser utilizado em qualquer dentista aderente (www.saudeoral.min-saude.pt) até outubro de 2018.

Mais informação pode ser consultada aqui.

Imagem Plano Nacional de Promoção de Saúde Oral

Informação - Greve de pessoal não docente

Informamos que por motivo de greve de pessoal não docente, não haverá aulas a partir das 11h45.

Alunos que confirmaram a refeição, conforme orientações anteriores, podem utilizar o refeitório a partir das 12h00.

 

Informação - Vacinação sarampo

Solicita a DGS a divulgação da seguinte nota:

"A vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal.

O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas.

Importa assim garantir que toda a comunidade escolar esteja informada e alerta sobre os cuidados a ter.

Neste sentido a Direção-Geral da Saúde informa:

  1. O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea;
  2. Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal;
  3. Assim, recomenda-se:
    1. Verifique o seu boletim de vacinas; se necessário vacine-se e vacine os seus;
    2. Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS24 - 808 24 24 24;
    3. Se tem sintomas sugestivos de sarampo evite o contacto com outros e ligue para o SNS 24 - 808 24 24 24;
  4. Em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso;
  5. As pessoas que já tiveram sarampo estão imunizadas e não voltarão a ter a doença.
  6. Poderá recorrer a materiais de divulgação em https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/sarampo1/materiais-de-divulgacao.aspx
  7. Junto se envia link para vídeo sobre sarampo https://youtu.be/1_NTw6rw0o0
  8. Para mais informações sobre sarampo, consulte o site da Direção-Geral da Saúde, em https://www.dgs.pt/saude-publica1/sarampo.aspx."

 

Informação - Greve de pessoal não docente

Informamos que por motivo de greve de pessoal não docente, até às 11h00 apenas estarão abertos os Laboratórios e as salas do pavilhão E. Após esta hora serão dadas mais informações.

Alunos que pretendam almoçar no Refeitório devem confirmar a refeição na Papelaria.

 

Divulgação - Estudar(mais) é preciso

«Estudar mais é preciso» é uma iniciativa da área de governação da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior cujo objetivo é promover a formação e o conhecimento e assenta nos pilares da promoção do acesso ao ensino superior, do combate e redução dos níveis de abandono e da promoção do sucesso escolar e da empregabilidade.

A campanha promotora desta iniciativa intitula-se «Não desistas de ti» e destaca a importância da formação e do conhecimento ao longo da vida: melhor emprego e condição socioeconómica, mais literacia e aumento da confiança interpessoal e do compromisso cívico. E envolve as instituições de ensino superior, as escolas do ensino básico e secundário, as famílias e os estudantes, para além das instituições culturais, empresas, associações locais e autarquias.

Esta campanha inclui também o portal http://continuaaestudar.pt/ que contém informação relevante sobre as condições de acesso e frequência do ensino superior e o Manifesto "Não desistas de Ti", dirigido aos estudantes que se encontram a frequentar o ensino secundário, nos cursos científico-humanísticos e profissionais.

Consultar mais informação: http://www.dges.gov.pt/pt/noticia/estudar-mais-e-preciso

Estudar (mais) é preciso. Cartaz

Pág. 1 de 10

Copyright © 2014 Escola Secundária José Saramago – Mafra. Todos os direitos reservados.
Joomla templates by Joomlashine