ESCOLA DIGITAL: PROBLEMAS NO ACESSO À INTERNET

Para os utilizadores que possuem portáteis fornecidos pelo programa Escola Digital, a suspensão de atividades da OpenDNS em Portugal, no final de junho de 2024, está a afetar a conectividade à internet destes equipamentos. Este problema está associado ao serviço “Umbrella Roaming Client”, que é o cliente DNS utilizado pela OpenDNS.

Seguem-se os passos que permitem desativar o serviço referido, de modo a restabelecer a conectividade adequada dos portáteis:

1º Aceder ao menu inicial e pesquisar por “Serviços”.
2º Abrir a aplicação “Serviços” que aparecerá nos resultados da pesquisa.

3º Na lista de serviços, localizar a opção “Umbrella Roaming Client”.

4º Clicar com o botão direito do rato sobre este serviço “Umbrella Roaming Client” e selecionar “Propriedades”.
5º Na janela que se abrirá, alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado” e, no caso so serviço estar em execução, clicar no botão “Parar” para o interromper.

Publicado a 03/07/2024