Divulga-se junto da comunidade educativa o Plano de Contingência para a Escola Secundária José Saramago - Mafra

A Presidente da CAP informa que, até ao momento (dia 11-03-2020, 20 horas), não tem informação da existência de qualquer caso suspeito ou confirmado de infeção por coronavírus na comunidade escolar.

Mais informa, que qualquer alteração a esta situação, será dada a conhecer por esta via.

O Despacho n.º 2836-A/2020, de 02 de março, determina a elaboração de um Plano de Contingência alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo Coronavírus (COVID-19).

A Escola procedeu à elaboração e divulgação do seu Plano de Contingência e reforçou a frequência de higienização e limpeza de espaços, superfícies e equipamentos.

Algumas atividades que implicam acumulação de muitos alunos em espaços fechados estão a ser suspensas ou adiadas, apenas como medida de precaução. Outras medidas que se afigurem necessárias serão adotadas em articulação com as Autoridades de Saúde Local e divulgadas na página da Escola.

A Comissão Administrativa Provisória da Escola apela ao sentido de responsabilidade e ao bom senso por parte de todos os elementos da comunidade escolar, de modo a que o impacto desta situação não interfira no funcionamento normal das atividades escolares, que todos reconhecemos serem de grande importância na formação dos nossos jovens.

Divulgamos a toda a comunidade educativa o Plano de contingência para o Coronavírus COVID-19 da Escola Secundária José Saramago-Mafra.

Consultar o documento (aqui).

O novo coronavírus (COVID-19) foi identificado pela primeira vez em humanos em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na provincia de Hubei, na China. A transmissão pode ser feita de pessoa-a-pessoa e o tempo de incubação do vírus pode durar até 14 dias. Os sintomas são semelhantes a uma gripe ou podem evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia. Principais sintomas: Febre, tosse e dificuldades respiratórias.

Aconselha-se o cumprimento das seguintes medidas de higiene e de etiqueta respiratória:

• Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
  • Reforce a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
  • Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
  • Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
  • Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave de seguida as mãos;
  • Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

As pessoas regressadas de uma área afetada devem estar atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para o SNS24 - 808 24 24 24, e seguir as orientações que lhes forem dadas. Por regra não se recomenda qualquer tipo de isolamento de pessoas sem sintomas.

Recomendação de medidas de proteção individual e coletiva na prevenção da infeção com COVID-19

COVID-19: Video de apresentação de medidas gerais de proteção para o cidadão.

Para outras informações poderá ser consultado o sítio eletrónico da Direção-Geral da Saúde em https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx.