#EstudoEmCasa 2020/2021 - “O teu companheiro de escola”

 

O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relança durante o mês de outubro o #EstudoEmCasa, após o reconhecimento por toda a comunidade educativa da mais-valia e do impacto deste recurso. No último trimestre letivo, este recurso demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura em situação de confinamento, tendo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras.

A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a conteúdos educativos relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens em qualquer parte do território nacional, o que veio a ser complementado pela RTP Play e pela página eletrónica https://estudoemcasa.dge.mec.pt/.

Esta ferramenta educativa não visa substituir a escola, uma vez que, nesta fase, o foco está em garantir o regresso e a manutenção em segurança dos alunos ao ensino presencial, processo que está a ser desenvolvido em cada estabelecimento de ensino com o acompanhamento das autoridades locais e de saúde, em estreita articulação com as famílias (a acontecer o ensino a distância, este será limitado quer no tempo, quer no espaço, quer nas circunstâncias que o determinam, em prol do bem-estar dos alunos e da profícua realização das suas aprendizagens). Na verdade, o #EstudoEmCasa 2020/2021 tem como objetivo manter a escola próxima de todos/as, implicando uma articulação com o trabalho desenvolvido ou a desenvolver pelos docentes de cada uma das escolas. Assim, independentemente de se preservar o ensino presencial como modalidade de ensino privilegiada, estes conteúdos televisivos serão um apoio para os alunos que estiverem em casa, bem como um recurso para todos aqueles que queiram aceder a um conjunto de blocos pedagógicos e até como ferramenta pedagógica para os professores em ensino presencial.

 

O #EstudoEmCasa para lá da televisão

O #EstudoEmCasa 2020/2021 para o Ensino Básico vai ser transmitido na RTP Memória, nos seguintes canais:
   » TDT – posição 7
   » MEO – posição 100
   » NOS – posição 19
   » Vodafone – posição 17
   » Nowo – posição 13

 

Ficará igualmente disponível em: