HomeProjetosTecnologias de Apoio

Tecnologias de Apoio para Acesso ao Currículo, para alunos com Necessidades Educativas Especiais

TAAC - Formação a professores e técnicos

Em colaboração com o Centro de Formação Rómulo de Carvalho e com o CRTIC de Sintra, foi realizada nos dias 4, 5, 6 e 11 julho de 2016, uma formação creditada de 15 horas, disponibilizada a todos os professores de Educação Especial e Técnicos dos Agrupamentos de Escola e Escolas não Agrupadas do concelho de Mafra.

Nesta formação foi dado a conhecer o projeto "Tecnologias de apoio para acesso ao currículo" assim como os equipamentos para ele disponibilizado, pela Fundação PT.

Participaram na formação 27 pessoas (número máximo de formandos admitidos), entre professores de Educação Especial e técnicos convidados da APERCIM.

Estiveram presentes nove professores de Educação Especial da Escola Secundária José Saramago, sete do Agrupamento Professor Armando Lucena, quatro do Agrupamento de Escolas da Ericeira e sete técnicos da APERCIM.

É nossa pretensão, continuar a apostar na formação, agora menos abrangente, mais direcionada aos programas que dispomos, de forma a permitir aos professores a construção de materiais adaptados às especificidades e necessidades de cada aluno.

Tecnologias de Apoio para Acesso ao Currículo - Descrição

Coordenadora

Sandra José

Público Alvo

Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Local de funcionamento

Estão atualmente três equipamentos disponíveis, um na sala D15, outro na D16B e um portátil, para requisição no gabinete de Educação Especial, para que os professores possam preparar os materiais e também usar para trabalho direto com os seus alunos.

Os equipamentos podem ser usados por qualquer aluno de Educação Especial, sob orientação dos respetivos professores de Educação Especial.

De acordo com as necessidades dos alunos, este software, pode ser disponibilizado para trabalho individual.

A escola disponibilizou quatro tempos semanais para apoio direto e individualizado a alunos com graves dificuldades ao nível da comunicação e da acessibilidade. Estes apoios estão a ser prestados semanalmente na Unidade de Multideficiência e na Unidade de Ensino Estruturado.

Descrição do Projeto/ Objetivos Gerais

A educação inclusiva implica um processo contínuo de melhoria da escola, com fim de utilizar todos os recursos disponíveis, para promover a participação e a aprendizagem de todos os alunos.

Procuramos, nas tecnologias de apoio, uma forma de desenvolver a aprendizagem, promover o acesso ao currículo e a integração futura destes alunos na sociedade.

Atualmente frequentam a escola 94 alunos com Necessidades Educativas Especiais, 27 dos quais estão incluídos em 5 unidades (uma Unidade de Ensino Estruturado uma de Unidade de Apoio à Multideficiência e três de Unidades de Apoio Especializado para alunos com défice cognitivo).

Para este desígnio contamos com a Fundação PT que apoiou as tecnologias de acessibilidade necessárias para equipar estas salas, promovendo, deste modo, o acesso à educação dos alunos com necessidades especiais.

Como contrapartida propusemo-nos a divulgar o projeto, dar a conhecer os produtos e promover formação a docentes e técnicos ao nível das tecnologias de apoio para a educação especial. Em todo o processo contamos com a colaboração do Centro de Recursos TIC para a Educação (CRTIC) de Sintra.

Outros parceiros: Centro de Formação Rómulo de Carvalho e CRI APERCIM.

Objetivos:

  • Incluir alunos com deficiência ou incapacidade;
  • Melhorar competências de comunicação;
  • Promover o acesso ao currículo;
  • Fomentar a utilização de tecnologias de apoio ajustadas às limitações motoras e cognitivas dos alunos.

Equipamentos disponibilizados para o projeto

Os equipamentos disponibilizados foram financiados pela Fundação PT em 2016. Atualmente dispomos dos seguintes equipamentos:

  • 1 PC all in one - Computador com monitor touch
  • 1 PC Portátil
  • 1 PT PCEYE GO - Sistema de acesso e controlo ao computador pelo olhar
  • 2 PT Magic Keybord
    • Este software permite a escrita preditiva, possui um dicionário em Português com cerca de 700.000 palavras bem como a sua respetiva probabilidade de ocorrência, aumentando a velocidade da escrita em pessoas com limitações físicas. Apresenta ainda a possibilidade de síntese de voz em Português a partir de qualquer texto ou de qualquer aplicação do PC, faz o reconhecimento de voz em Português, o que permite ativar qualquer função que se deseje com qualquer palavra ou expressão. Podem também ser desenvolvidas múltiplas atividades na área de Matemática, Língua Portuguesa, Estudo de Meio, Puzzles ou Jogos de Associação. Possibilita o controlo completo do meio ambiente, o que inclui qualquer dispositivo que funcione com infravermelhos sem nenhuma limitação do seu número ou mesmo dispositivos elétricos simples que podem ser controlados até uma distância de 150 m por um sistema de rádio frequência. A configuração de todos os menus é feita de acordo com as necessidades do utilizador.
  • 2 PT Grid 2
    • Este software é adequado a utilizadores com limitações neuromotoras, cognitivas ou da fala. O programa permite a construção de teclados virtuais no ecrã que permite aceder a todas as funções e comandos Windows, podendo substituir as funções de um teclado convencional ou rato através de qualquer dispositivo apontador). O programa permite a construção de quadros de comunicação devidamente personalizados, a comunicação por texto com teclados com predição, a comunicação por símbolos, o controlo de ambientes e a construção de atividades interativas.
  • 2 software PT SPC - Mais de 4.800 símbolos para trabalhar no software PT Grid 2.

 

Copyright © 2014 Escola Secundária José Saramago – Mafra. Todos os direitos reservados.
Joomla templates by Joomlashine