HomeProjetosNúcleo de Divulgação Científica

Divulgação - Palestra sobre Marie Curie

No próximo dia 26 de abril, pelas 14h25min, vai decorrer na Biblioteca da escola uma palestra sobre a família Curie, em particular Marie Curie, proferida pela Professora Doutora Raquel Gonçalves-Maia, autora do Ensaio-biográfico Marie Skłodowska Curie Imagens de outra face, acompanhada da leitura, por alunos da escola, de trechos da referida obra.

Raquel Gonçalves-Maia é Professora Catedrática aposentada do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Publicou centenas de artigos, vários livros e capítulos de livros, nas áreas da Química, Epistemologia, História das Ciências e divulgação científica. Publicou também alguns contos e romances.

Esta atividade é uma parceria do Núcleo de Divulgação Científica com a Biblioteca.

Prof. Amélia Fabião

Divulgação - Presépio Químico

Com o Presépio Químico pretendemos, este ano, comemorar a Quadra Natalícia, divulgar a Química e participar na Comemoração do Terceiro Centenário da Colocação da Primeira Pedra da Basílica do Palácio Nacional de Mafra.

Mais uma vez, o Núcleo de Divulgação Científica trabalhou em parceria com o professor Carlos Marques, que orientou os alunos de Desenho do 11.º AV1 na pintura da fachada da Basílica de Mafra, cenário do Presépio Químico de 2016.

Os elementos alusivos à Basílica e ao Palácio de Mafra estão presentes nos mantos dos Reis Magos (interior da basílica, biblioteca e teto da sala do trono), na imagem suspensa sobre o Menino Jesus (cúpula da Basílica de Mafra) e no órgão, construído com tubos de ensaio e tiras de papel indicador, pelos alunos Mariana Ribeiro e Simão Silva, do 12º CT3, cuja colaboração com este núcleo tem sido permanente.

in Núcleo de Divulgação Científica

Veja mais fotografias em Núcleo de Divulgação Científica.

 

Divulgação - Final das Olímpíadas de Astronomia

Informo que, no âmbito das atividades dinamizadas pelo Clube da Ciência, o aluno Manuel Ruivo de Oliveira, do 12º ano, foi um dos três vencedores da Final Nacional das Olimpíadas da Astronomia 2014-2015 e que irá representar o país na Final Internacional que se realizará na Indonésia de 26 de julho a 4 de agosto de 2015.

Prof. Amélia Fabião

Divulgação - Olimpíadas de Astronomia

A final nacional das Olimpíadas de Astronomia realizou-se no dia 18 de abril no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, tendo ficado apurado o nosso aluno Manuel Ruivo Oliveira (12.ºCT5) para fazer parte da equipa que vai à Indonésia, representar Portugal na final internacional.

Em 2015 as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) decorrerão na cidade de Semarang (Java central), na Indonésia de 26 de julho a 4 de agosto.

Núcleo de Divulgação Científica - Descrição

Coordenadoras

Amélia Fabião e Rosa Pais

Descrição do Projeto/ Objetivos Gerais

Contribuir para o aumento da literacia científica da comunidade educativa.
Desenvolver uma visão integradora CTSA.
Contribuir para a reflexão sobre a inter-relação Ciência - Tecnologia e para o reconhecimento da Física e da Química como ramos do conhecimento em desenvolvimento permanente e inacabado.
Motivar os alunos para uma aprendizagem mais efectiva das ciências através do ensino experimental com aplicação de novas tecnologias.
Proporcionar uma aprendizagem das ciências experimentais mais dinâmica, actualizada e motivadora.
Familiarizar os jovens com os métodos, processos de trabalho e formas de pensar em Física e Química, bem como o tratamento adequado da informação em geral.
Diversificar estratégias de aprendizagem de conteúdos científicos, em ambiente não-formal.

Copyright © 2014 Escola Secundária José Saramago – Mafra. Todos os direitos reservados.
Joomla templates by Joomlashine