HomeProjetosDesporto Escolar

Desporto Escolar - Campeonato regional de natação

No passado sábado, 18 de abril, os alunos da ES José Saramago disputaram o campeonato regional de natação, tendo obtido excelentes resultados desportivos. Competindo com dezenas de escolas das sete CAEs da região de Lisboa e Vale do Tejo, a nossa Escola contribuiu para a obtenção de um meritório 3º lugar coletivo no escalão Juvenil.

A capitã Joana Mansinho dirige-se a toda a comunidade escolar:

Em nome de toda a equipa de natação, dirijo-me mais uma vez a toda a comunidade escolar, para dar a conhecer os excelentes resultados obtidos no campeonato Regional de Natação do Desporto Escolar.

Após a etapa de apuramento, a nossa equipa marcou presença nas provas realizadas no passado sábado, 18 de Abril, na Escola Salesiana de Manique. Os resultados que alcançamos não nos poderiam deixar mais orgulhosos, isto porque, nesta etapa da competição somos confrontados com colegas nossos, jovens alunos da Região de Lisboa e Vale do Tejo, que são também atletas de alta competição.

Para nós é difícil esta situação de desigualdade. São dois mundos completamente diferentes onde não existe comparação possível. No entanto, a nossa equipa demonstrou uma capacidade enorme de superar este desafio e de o encarar como uma forma de aprendizagem, tendo mesmo recebido o prémio de 3ª Lugar na classificação geral das escolas participantes.

A passagem para os Nacionais ainda é possível para alguns de nós o que nos deixa extremamente contentes e motivados para continuar todo o nosso trabalho desenvolvido até agora. Mais uma vez queríamos agradecer a todos vós, pelo apoio que nos foi e tem sido dado dado durante todo este ano.

Obrigado,
A Equipa de Natação

Desporto Escolar - Apuramento para o Campeonato Regional de Badminton

Temos o prazer de informar, a ótima atitude e os fantásticos resultados desportivos, alcançados pela equipa de juvenis femininos e juvenis masculinos de badminton, tendo alcançado respetivamente, 2.º e 1.º lugar, esta quarta-feira dia 8 de abril, na Escola Secundária de Peniche.

Este resultado permite que a nossa escola siga em frente, rumo ao Campeonato Regional de Badminton da Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (DSRLVT) a ser disputado nos próximos dias 17 e 18 de Abril, na Escola Matias Aires - Cacém.

Realçamos os alunos pelas suas conquistas e dedicação:

  • Juvenis femininos (2º lugar): Inês Nunes 10ºLH2, Joana Ramos 11ºPI2 e Ana Rita Soares e Miriam Teixeira 10ºLH4
  • Juvenis masculinos (1ºlugar): António Godinho 11ºCT1, Francisco Semedo 10ºCT5 e Duarte Rocha e Alexandru Botnari 10ºCT4

Prof. Nuno Trigo

fotografia1.JPG fotografia3.JPG fotografia2.JPG fotografia4.JPG

Desporto Escolar - Torneio de natação

Os alunos da ES José Saramago tiveram um brilhante comportamento no torneio de apuramento para os campeonatos regionais de natação disputado na sexta-feira, 6 de março de 2015, na piscina municipal das Caldas da Rainha.

Em nome do clube de natação da Escola, a capitã Joana Mansinho dirige-se a toda a comunidade escolar:

Na passada sexta feira 6 de Março, a nossa equipa de Natação do Desporto Escolar marcou presença nos Apuramentos para os Regionais que se realizaram nas Caldas da Rainha. A equipa de 14 alunos e 2 professores, teve um desempenho maravilhoso alcançando posições de destaque e garantindo o seu lugar na próxima etapa.

Os resultados obtidos demonstram, claramente, o trabalho que ao longo do ano temos desenvolvido e é por isso que nos orgulhamos tanto deles. É nos gratificante perceber que apesar de todos os sacrificios a que nos sujeitamos para conseguirmos treinar durante as horas de almoço ou irmos a provas durante as aulas, com a nossa dedicação, união e força conseguimos honrar a nossa escola e a nós mesmos.

Desta forma gostaríamos de agradecer a todos os nossos professores e à Escola pelo apoio que nos é dado e por, mais uma vez, compreenderem o quão importante este desporto é para cada um de nós. Sabemos que nem sempre é fácil alterar testes ou outras atividades em prol de um aluno e é por isso que fica aqui o nosso Obrigado.

Devemos também um enorme agradecimento aos nossos treinadores, professores Sofia Tiago e Francisco Godinho, pela dedicação e carinho que têm por todos nós. As medalhas e os tempos aparecem devido ao trabalho que realizam connosco semanalmente e sabemos o quanto se orgulham quando tal acontece.

Obrigado.

Desporto Escolar - Campeonato Regional de Natação

Os nossos alunos tiveram um brilhante comportamento no campeonato regional de natação disputado na sexta-feira, 2 de maio de 2014, na piscina municipal de Corroios.

Num total de 250 alunos, representando sete CLDE (Amadora, Cascais e Oeiras; Lezíria e Médio Tejo; Lisboa Cidade; Loures, Oeiras e VFX; Oeste; Península de Setúbal; Sintra), os alunos da ES José Saramago obtiveram um total de quinze medalhas, destacando-se a aluna Joana Mansinho que se sagrou campeã regional do desporto escolar.

Gostaríamos ainda de salientar que, pelo quinto ano consecutivo, temos alunos apurados para o campeonato nacional de natação, que se disputará daqui a duas semanas na piscina do estádio universitário de Lisboa.

Eis as classificações de maior relevo:

  • Joana Mansinho, 10º H - 1ª classif. 200m bruços, 3ª classif. 100m bruços, 2ª classif. estafeta 4x25m estilos, 3ª classif. estafeta 4x50m livres.
  • Carolina Pinto, 10º C - 2ª classif. 200m bruços, 4ª classif. 100m bruços, 2ª classif. estafeta 4x25m estilos, 3ª classif. estafeta 4x50m livres.
  • Ana Rita Carreira, 11º B - 3ª classif. 50m livres, 2ª classif. estafeta 4x25m estilos, 3ª classif. estafeta 4x50m livres.
  • Beatriz Carmo, 11º A - 3ª classif. 200m livres, 3ª classif. 50m mariposa.
  • Maria Loureiro, 11º C - 2ª classif. estafeta 4x25m estilos.
  • Pilar Faustino, 11º B - 3ª classif. estafeta 4x50m livres.
  • Rodrigo Valente, 10º C - 4º classif. 50m costas e 50m bruços, 5º classif. 50m livres.
  • Tiago Fiúza, 11º E - 4º classif. 200m bruços.

Francisco Godinho e Sofia Tiago

Desporto Escolar - Descrição

Coordenador

Pedro Amaro

Clube de Desporto Escolar

A Escola Secundária José Saramago-Mafra tem um Clube de Desporto Escolar, constituído pelos professores de Educação Física, Pedro Amaro, coordenador do CDE e responsável pelo Voleibol Juniores Masculino, Mafalda Gago, responsável pelo Voleibol Juniores Feminino, Francisco Godinho e Sofia Tiago, responsáveis pela Natação, Nuno Trigo, responsável pelo Badminton e pela professor Margarida Branco, diretora da Escola e Presidente do Clube de Desporto Escolar.

Princípios e Objetivos do Desporto Escolar

  • Incentivar a participação dos alunos no planeamento e gestão das atividades desportivas escolares, nomeadamente, no seu papel como dirigentes, árbitros, juízes e cronometristas;
  • Fazer com que seja observado o respeito pelas normas do espírito desportivo, fomentando o estabelecimento, entre todos os participantes, de um clima de boas relações interpessoais e de uma competição leal e fraterna;
  • Orientar as equipas desportivas escolares para que tenham sempre presente a importância, através da análise dos fatores de risco, da prevenção e do combate ao consumo de substâncias dopantes;
  • Observar e cumprir rigorosamente as regras gerais de higiene e segurança nas atividades físicas;
  • Oferecer aos alunos um leque de atividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações intrínsecas e extrínsecas, proporcionando-lhes atividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal;
  • Dar a conhecer aos alunos, ao longo do seu processo de formação, as implicações e benefícios de uma participação regular nas atividades físicas e desportivas escolares, valorizá-las do ponto de vista cultural e compreender a sua contribuição para um estilo de vida ativa e saudável;
  • Proporcionar a todos os alunos, dentro da Escola, atividades desportivas de carácter recreativo/lúdico, de formação, ou de orientação desportiva;
  • Proporcionar atividades de formação e/ou orientação desportiva, tendo em vista a aquisição de competências físicas, técnicas e táticas, na via de uma evolução desportiva e da formação integral do jovem;
  • Promover o combate à inatividade física e a luta contra a obesidade

Área de Desenvolvimento do Desporto Escolar

ATIVIDADE INTERNA

Entende-se por Atividade Interna o conjunto de atividades físico-desportivas enquadradas no Plano Anual de Atividades, desenvolvidas pelo Grupo de Educação Física/Clube do Desporto Escolar.

ATIVIDADE EXTERNA

Atividade Externa, desenvolvida no âmbito dos Grupos/Equipa, vai centrar-se, na participação em Campeonatos e Encontros Escolares, estruturados por fases sequenciais de apuramento, organizados pelas estruturas do ME.

Copyright © 2014 Escola Secundária José Saramago – Mafra. Todos os direitos reservados.
Joomla templates by Joomlashine