HomeProjetosDescobrir o Universo

Concurso - "Vamos batizar o nosso asteroide"

Convido-vos a participarem (aqui: goo.gl/qqPNCt ) e a votarem em um dos nomes sugeridos pelos alunos do projeto ou a sugerirem um outro.

prof. Marília Peres

Divulgação do concurso

Visita Virtual ao CERN

No dia 25 de fevereiro de 2015, pelas 15 horas, cerca de 180 alunos da nossa Escola participaram com outras quatro escolas portuguesas (cerca de 553 alunos no total), por videoconferência, numa visita virtual à experiência CMS instalada no LHC, no CERN. Foi a primeira vez que se realizou uma visita virtual ao CMS com escolas portuguesas e foi obtido novo recorde de visitas ao CMS no CERN.

Nesta atividade, promovida pelo projeto Open Discovery Space (ODS), participaram as escolas: Escola Secundária José Saramago (Mafra); Escola Secundária de Penafiel (Penafiel); Escola Secundária Ferreira Dias (Sintra); Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (Quarteira); Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda). Na nossa Escola ainda estiveram presentes professores do Agrupamento de Escolas da Ericeira e um professor e dois alunos do Externato de Penafirme.

Agradecemos a todos os que tornaram a visita possível:
- Guias da visita ao CMS: Pedro da Silva, André David e José Carlos da Silva.
- Apoio logístico e técnico no CERN: Angelos Alexopoulos, Noemi Beni e Zoltan Zsillasi.
- À direção da Escola, docentes e não docentes, alunos das turmas participantes e aos alunos do Projeto "Descobrir o Universo a partir de Mafra".

Deixo-vos o vídeo com a visita virtual completa AQUI

Prof. Marília Peres

Descobrir o Universo a partir de Mafra - Descrição

Coordenadora

Marília Peres

Colaboradores

Fernanda António e Inês Bruno

Hora e local de funcionamento

Semanalmente num tempo letivo a definir de acordo com o horário dos interessados, numa sala com equipamento informático.

Descrição do Projeto/ Objetivos Gerais

Com este projeto pretende-se constituir uma comunidade virtual de alunos e professores das Escolas de Mafra, de modo a integrarem a comunidade internacional do projeto: "Open Discovery Space (ODS)". Este é um projeto europeu (http://www.opendiscoveryspace.eu/) que no ano letivo 2014-2015 contou com mais de 3800 escolas de 21 países diferentes. Esta comunidade pretende construir uma infraestrutura plurilinguística de e-learning que estimule e motive, os professores e alunos e, para uma nova experiência de aprendizagem.

A inscrição da Escola na comunidade ODS, permite ter acesso a outros projetos europeus, como "Inspiring Science Education", que promove a utilização de recursos digitais para o ensino das ciências e como subtema deste o "Go-lab" que promove a utilização de laboratórios virtuais e remotos. Pretende-se que este projeto tenha duração de 3 anos (de 2013/14 a 2015/16) e que seja construído em parceria com professores e alunos do Agrupamento de Mafra. As atividades terão o apoio do NUCLIO, Portugal (Núcleo Interactivo de Astronomia).

Como Escola Piloto do Projeto ODS, a organização compromete-se em fazer parte de/a:

  • atividades de divulgação e formação;
  • implementação de atividades inovadoras que envolvem o uso de recursos educativos digitais;
  • construção de comunidades de professores colaboradores, desenvolvendo e compartilhando seus próprios cenários de ensino;
  • utilização de laboratórios virtuais e remotos;
  • participação em concursos educacionais e projetos científicos internacionais com os alunos.

Saber mais AQUI.

Copyright © 2014 Escola Secundária José Saramago – Mafra. Todos os direitos reservados.
Joomla templates by Joomlashine