CONCURSO «Carta a José» | 2023

“Neste meio século não parece que os governos tenham feito pelos direitos humanos tudo aquilo a que moralmente estavam obrigados. As injustiças multiplicam-se, as desigualdades agravam-se, a ignorância cresce, a miséria alastra. […] Mas também não estão a cumprir o seu dever os cidadãos que somos. Pensamos que nenhuns direitos humanos poderão subsistir sem a simetria dos deveres que lhes correspondem […]. Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra. Com a mesma veemência com que reivindicamos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres. Talvez o mundo possa tornar-se um pouco melhor.”

Saramago, J., Discurso pronunciado no Banquete Nobel, 10 de dezembro de 1998.

A partir das palavras proferidas por José Saramago, pretende-se que os alunos imaginem e redijam uma carta dirigida ao escritor sobre aquilo que, enquanto jovens cidadãos do século XXI, consideram ser necessário para que o «mundo possa tornar-se um pouco melhor».

> cartaz
> regulamento